sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sexta-feira Santa - Manhã

Ainda na Semana Santa, hoje tivemos a realização das programações destinadas a Sexta-Feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para refletir...


Hoje, sexta-feira, dia sagrado e solene, ao mesmo tempo, sóbrio e austero. A Igreja, acompanhando os passos de Jesus Cristo, faz memória de sua Paixão e Morte na cruz. A humanidade sensibilizada e reconhecida, para adiante do Filho de Deus, nascido da Virgem Maria que “passou a vida fazendo o bem a todos”. O justo é condenado por júri injusto: testemunhas falsas, torturas, autoridade lavando as mãos covardemente, cenas de violência e de morte.O drama da Paixão de Jesus é, hoje, o drama do sofrimento do povo, de tantos enfermos que, para chegarem a um razoável atendimento, se veem obrigados a uma via-crúcis.No dia de hoje, somos convidados a mergulhar nos mistérios da Páscoa da Paixão, participando da celebração da Palavra que tem como centro a narração da Paixão de Jesus, segundo João, e como ponto culminante a “adoração da santa cruz”, após a oração universal. A Igreja, hoje, não celebra a Eucaristia.No silêncio deste dia, contemplando e adorando o Crucificado, cheguemos ao reconhecimento de seu mistério: “de fato, esse homem era mesmo o Filho de Deus” (Mc 15,39). Solidários com os sofrimentos do divino Redentor e dos membros de seu Corpo, recebamos força para viver da esperança e da vitória que nasce da cruz. A sexta-feira santa não é um dia de luto. Apesar do silêncio respeitoso observado pela sociedade, a Igreja não celebra um funeral, mas a morte vitoriosa do Senhor, geradora de vida nova para os seus seguidores. Olhando para a cruz, a Igreja canta: “Vitória! Tu reinarás. Ó Cruz! Tu nos salvará!”“Neste dia em que Cristo nosso cordeiro pascal foi imolado, a Igreja, meditando a Paixão do seu Senhor e adorando a cruz, comemora o seu próprio nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz e intercede pela salvação do mundo todo”
Não podemos nos esquecer disso, pois aí se encontra o sentido de nossa fé. Em nossa Paróquia tivemos a realização da Procissão do Encontro, pela parte da manhã, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Comunidade de Nossa Senhora da Luz, no bairro de Nova Brasília. A procissão de Nosso Senhor dos Passos, por sua vez, saiu da Comunidade de São João Batista, no Jardim Florestal. Estou colocando apenas as fotos tiradas durante a Procissão de Nossa Senhora das Dores. Logo mais coloco as de Nosso Senhor dos Passos.


Assembleia se preparando para a Caminhada na Igreja de Nossa Senhora da Luz. 
 

 Procissão iniciando.









 Reflexão sobre a Procissão do Encontro, com Diácono João Batista.





Assembleia reunida desde cedo no espírito da Semana Santa.


Um comentário:

  1. Viver e participar do Tríduo Pascal tem sido uma ótima experiencia e um momento muito especial para mim!! Estou gostando muito!! :)

    ResponderExcluir