quinta-feira, 12 de março de 2015

Dom Carlos visita as Paróquias - Sta Izabel de Portugal e N. Sra de Fátima

Paz de Cristo a todos,

          No dia 31 de Janeiro, Dom Carlos esteve conosco em mais uma visita. Só que não a Visita Pastoral, mas um encontro com as lideranças das Paróquias de Santa Izabel e NSra de Fátima para apresentar aquilo que foi proposto na 3ª Assembleia Diocesana, ocorrida em Novembro do ano passado.
          O encontro aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima ao longo de toda a manhã e reuniu lideranças da Zona Urbana e da Zona Rural. Um momento gratificante e abençoado para todos aqueles que estiveram participando. 
          Nosso Bispo apresentou aquilo que a Diocese pretende trabalhar ao longo dos cinco próximos anos e as necessidades de cada uma das ações propostas dentro das Cinco urgências apontada pela CNBB como metas a serem trabalhadas pelos católicos:

1ª Urgência – Igreja em estado permanente de missão;

2ª Urgência - Igreja Casa da Iniciação à Vida cristã;

3ª urgência grupo - Animação Bíblica da vida e da Pastoral;

4ª urgência – Comunidade de Comunidades;

5ª Urgência – Igreja a serviço da vida plena para todos. 

Para cada uma destas urgências foram apresentadas três propostas por todos os presentes na Assembleia que, após uma série de discussões, ficaram assim definidas:

1ª Urgência – Igreja em estado permanente de missão 

1. Realizar encontros de formação e acompanhamento de missionários à luz da Palavra de Deus, seguindo a pedagogia de Jesus e das primeiras comunidades, em comunhão com as orientações da Igreja, proporcionando experiências de encontro com o Senhor, para a conversão pessoal e a transformação das comunidades paroquiais. 

2. Elaborar o plano de ação evangelizadora nos Conselhos de Pastorais Paroquiais (CPPs), voltado para missão e em comunhão com a diocese. Este plano deverá contemplar: a setorização de toda a paróquia, mapeamento dos pequenos grupos já existentes e criação da equipe de formação e acompanhamento dos grupos e de seus animadores. 

3. Formar e acompanhar os pequenos grupos e seus animadores, para fortalece-los e transformá-los em pequenas comunidades missionárias, ampliando-as e multiplicando-as. Incentivar a criação dos pequenos grupos, sobretudo “nas periferias geográficas e existenciais”, onde estão os mais pobres.

2ª Urgência - Igreja Casa da Iniciação à Vida cristã 

1. Envolver a comunidade toda na implementação do processo da iniciação à vida cristã. Investir na formação de catequistas com inspiração catecumenal. Valorizar a Escola de Evangelização para a formação dos introdutores, ajudando-os a aprofundar a sua experiência do encontro com Jesus, lembrando que somente alguém iniciado, que fez a experiência de Jesus pode acompanhar outro no caminho da iniciação. 

2. Desenvolver uma mentalidade voltada para o processo de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, superando o modelo “escolar” doutrinário, procurando a integração entre catequese e liturgia através de um itinerário mais celebrativolitúrgico, que valoriza o aspecto vivencial e comunitário.

3. Assumir uma catequese mais bíblica e experiencial que ilumina a realidade do catequizando/catecúmeno e sua família, com a Palavra de Deus e procura, acima de tudo, promover o encontro pessoal com Cristo, acentuando sempre a centralidade da sua Pessoa.

3ª Urgência - Animação Bíblica da vida e da Pastoral 

1- A Palavra que é Cristo vivente seja: alma, luz, alimento e força da vida pessoal e das comunidades, no pensar, planejar, agir e avaliar a ação das pastorais, movimentos e serviços. O texto bíblico, interpretado no contexto eclesial (Tradição e Magistério), gera o encontro pessoal com Cristo que leva à missão. 

2- Implementar em todas as comunidades a prática da leitura e escuta da Palavra de Deus, da Lectio Divina para experiência do encontro e conhecimento de Cristo. Criar um fundo paroquial favorecendo a aquisição e distribuição de Bíblias. 

3- Implementar e fortalecer a Escola da Palavra, conforme a realidade de cada paróquia, para formar os ministros da Palavra e multiplicar os animadores dos grupos de Lectio Divina, convertendo a paróquia em rede de comunidades.

4ª Urgência – Comunidade de Comunidades 

1. Setorizar a paróquia em pequenas comunidades eclesiais, a partir das experiências já existentes, contando inicialmente com as pessoas que já atuam em pastorais, serviços e movimentos na paróquia. Cuidar da espiritualidade e do processo de formação contínua de seus animadores, do seu acompanhamento e avaliação, de modo que as comunidades possam favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo,sejam espaços de oração, acolhimento, escuta, vida fraterna e atentas ao contexto social. 

2. Criar/Fortalecer os Conselhos Paroquiais e Comunitários de Pastoral, (CPPs, CPCs) e o Conselho de Assuntos Econômicos (CAEs). Promover assembleias paroquiais, encontro de comunidades, confraternização, favorecendo a comunhão entre grupos, serviços, movimentos, pastorais e comunidades da paróquia. 

3. Promover cursos ou encontros para revisar e atualizar a formação dos ministros ordenados, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos, por métodos e pedagogias interativas e participativas, valorizando as experiências de vida das pessoas e das comunidades. (CNBB 100, n 305)

5ª Urgência – Igreja a serviço da vida plena para todos. 

1- Implantar as Cáritas paroquiais, para que haja uma caridade organizada e inteligente, utilizando uma porcentagem do dízimo, e de outros recursos disponíveis, despertando, educando e mobilizando para a consciência e a prática da caridade. 

2- Criar os CAOFs (Centro de Apoio e Orientação Familiar) em todas as paróquias para acolher as famílias com dificuldades, através da formação e capacitação dos agentes voluntários, que atuem, sobretudo em saída, visitando as famílias, auxiliando-as em suas necessidades espirituais e materiais. 

3- Promover uma ação pastoral de conjunto em âmbito diocesano e paroquial, que envolva os grupos, movimentos e pastorais existentes, para atender de forma melhor e unitária as várias necessidades que surgem nas famílias (idosos, crianças, doentes, jovens, viciados, homo afetivos, etc.) 

Seguem o registro de alguns momentos desse encontro tão especial para nossa Igreja.















Para maiores informações sobre as proposições da Nossa Diocese para os próximos cinco anos, consulte:
ou também pode consultar o site da Diocese: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário