segunda-feira, 30 de março de 2015

RITO DA ELEIÇÃO! Com Jovens e Adultos!

EXPLICANDO O SIGNIFICADO DESTE RITO (CELEBRAÇÃO)



O tempo da Quaresma, não excluído seu caráter penitencial, possui uma forte dimensão batismal. Para todos nós é tempo de rever como estamos vivendo as promessas de nosso batismo, as quais iremos renovar solenemente na Vigília Pascal. Para os catecúmenos, isto é, para aqueles que desejam abraçar a fé da Igreja, o tempo da Quaresma é o tempo da preparação próxima para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã, igualmente na Vigília Pascal.

Para as comunidades que, seguindo a venerável tradição e o ensinamento da Igreja, administram aos catecúmenos os sacramentos na Vigília Pascal, com o tempo da Quaresma inicia-se o chamado Tempo da Purificação e Iluminação. Após o período de catequese e estando devidamente preparados, os catecúmenos são acolhidos pela comunidade e acompanhados por ela em sua preparação à recepção dos sacramentos. Este tempo é marcado por várias celebrações, as quais passaremos a comentar durante este tempo quaresmal.

No Primeiro Domingo da Quaresma realiza-se o rito da Eleição ou Inscrição do Nome. A Missa inicia-se como de costume, até a homilia inclusive. Podem-se tomar as leituras do Ano A, mais apropriadas para os ritos do catecumenato.

Após a homilia, é feita a apresentação dos candidatos pelo catequista ou outra pessoa indicada. Cada um dos catecúmenos, chamado pelo nome, aproxima-se do celebrante, que interroga os padrinhos acerca da vivência cristã dos catecúmenos. Dado o testemunho favorável, o celebrante interroga os próprios catecúmenos acerca de seu desejo de iniciar-se na fé católica.

Segue-se o rito da inscrição dos nomes. Cada catecúmeno aproxima-se do celebrante e diz claramente o seu nome. Se for oportuno, o catecúmeno pode também escrever o seu nome e apresentá-lo ao celebrante, ou ainda o padrinho pode fazê-lo.


Terminada a inscrição dos nomes, passa-se à admissão ou eleição dos catecúmenos. O celebrante acolhe-os utilizando a seguinte fórmula, após dizer os nomes dos catecúmenos: Eu declaro vocês eleitos para serem iniciados nos sagrados mistérios na próxima Vigília Pascal, ao que os catecúmenos respondem: “Graças a Deus”.

Em seguida, o celebrante exorta os catecúmenos a permanecerem fieis ao chamado de Cristo e igualmente exorta os padrinhos a acompanharem seus afilhados com o auxílio e o exemplo.



O rito encerra-se com uma oração pelos eleitos em forma litânica e com a despedida dos catecúmenos, que devem retirar-se da igreja. Pode mesmo parecer-nos estranha tal recomendação, mas os catecúmenos devem participar de forma plena da Eucaristia apenas na Vigília Pascal.

A celebração da Missa, após a saída dos catecúmenos, prossegue com a oração dos fieis, seguida da profissão de fé e do Ofertório, a partir do qual faz-se tudo como de costume.



REFERÊNCIA: Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, p. 62-69.








Nosso Pároco, Padre Rúzevel, exortando aos nossos jovens e adultos a missão que a Igreja confia a cada um.


Aqui na Paróquia de Santa Isabel, O Rito da Eleição foi realizado no dia 21 de Fevereiro, véspera do 1º Domingo da Quaresma, contando com a participação de jovens e adultos das Comunidades São Raimundo Nonato, Centro, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família, Santa Rosa, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia (Ferreira Pena) e Santa Luzia (Santa Lúcia), Nossa Senhora de Nazaré. 

No total foram quase 200 jovens e adultos que participaram desta Celebração. Entre estes, temos alguns que serão Batizados e que receberão pela primeira vez a Eucaristia no dia 04 de Abril, durante a VIGÍLIA PASCAL. Uma Celebração que, como vimos acima, faz parte da nova realidade das atividades da Catequese que, agora mais do que nunca, valoriza a vivência e a participação nas atividades das Comunidades e um maior engajamento dos jovens e adultos. 
Outros tantos receberão o Sacramento da Crisma, PREVISTO para acontecer no dia 24 de Maio, data em que a Igreja celebra o PENTECOSTES. A Celebração da Crisma tem tudo a ver com esse dia porque os jovens serão ungidos pelo Espírito Santo para sua Missão que é trabalhar pela Igreja, fortalecendo a cada dia sua fé em Cristo Jesus no serviço aos próximo.

E toda a Paróquia é convidada a está conosco nestes dias vindouros rezando por essa juventude para que permaneçam firmes e fortes no caminho que Jesus confiou a cada um. E que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário